-
Arquitetos: Gonzalo Iturriaga
- Área: 1300 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Pablo Casals Aguirre, Gonzalo Iturriaga
-
Fabricantes: Ahosa, Anwo, Arauco, CHC, Cintac®, GLASSTECH, Instapanel, National Ready Mix, Tupemesa, VItel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Complexo Industrial de Enea, em Santiago, Chile, este edifício abriga os escritórios administrativos e um showroom da Proingas, um revendedor de máquinas industriais. A importância tecnológica da companhia, em conjunto com as condições climáticas do local, foram levadas em conta para definir os parâmetros do projeto.
O edifício é composto de três partes: um volume em forma de L de dois pavimentos que contém os escritórios e espaço de armazenamento nos lados norte e oeste do edifício; um grande espaço de showroom com pé direito duplo e uma camada externa permeável que fornece controle solar para as fachadas norte e oeste.
Os escritórios estão organizados no segundo pavimento, ao longo de um corredor que tem vista para o showroom.
A disposição dos escritórios está separada em duas partes, uma sendo um espaço aberto e flexível e o outro uma série de escritórios administrativos. O showroom é um grande espaço de armazenamento e exibição do maquinário, que está visualmente conectado aos escritórios.
Pele de Metal
Dado o clima seco do local e sua exposição à radiação solar nas fachadas norte e oeste, o controle solar foi extremamente importante para este projeto. Portanto, a pele de metal que reveste a superfície externa do edifício possui 20 mm de espaçamento foi projetado para dar sombra e permitir uma venticação natural adequada para o volume dos escritórios. Essa pele é fixa numa estrutura metálica que dá a forma para esta fachada facetada.